Eco-esportes : trekking ou caminhada rústica

O  ecoturismo é uma atividade que vem se desenvolvendo bastante e os esportes que utilizam a natureza como principal fator podem ser chamados de Eco-esportes e alguns deles são chamados de radicais, pois proporcionam fortes emoções aos praticantes e podem ser praticados como hobby.

Um grupo de amigos está começando a praticar o Trekking ou caminhada rústica em Francisco Sá MG, saiba mais  sobre o trekking: É um tipo de caminhada rústica com orientação, onde o esportista entra em contato direto com a natureza e seus obstáculos, tais como florestas, montanhas, cerrados e rios que devem ser transpostos, sempre se orientando por meio de bússola ou GPS (equipamento de orientação por satélite) proporcionando uma grande aventura, além de dores musculares. Para isso é necessário preparo físico, equipamentos de orientação, caminhada e primeiros socorros, além de muita disposição.

A palavra trek tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no início do século XIX, pelos vortrekkers, os primeiro trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul. O verbo trekken significava migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que a única forma de se locomover de um ponto a outro era caminhando.

Na língua portuguesa, usualmente, a palavra trekking significa caminhadas em trilhas. O esporte possibilita um maior contato com a natureza, e passou a ser uma atividade esportiva que cresce no mundo em número de adeptos. O trekking pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade, desde que seu limite físico seja sempre respeitado, e pode ser classificado como:

– Fácil: Indicado para inciantes com pouco preparo físico. Neste tipo de Trekking prevalece os terrenos mais planos e a duração da caminhada, em geral, não dura mais que 1 hora.

– Médio: Indicado para inciantes e amadores com bom preparo físico. Neste tipo a caminhda é realizada em terrenos com variação de altitude um pouco maior e com duração média de 2 horas.

– Difícil: Nesta categorias as coisas se complicam, pois abrange desde as caminhadas com duração superior a 3 horas com uma variação de altitude muito alta até as expedições que levam dias para serem completadas. Nesta categoria se encaixam as caminhadas realizadas em serras e montanhas. Indicada somente para quem tem bom condiciomanento físico e bons conhecimentos de navegação e sobrevivência.

O atleta pode seguir sozinho ou em grupos por trilhas, caminhos ou estradas em meio à natureza. Não existe faixa etária, percurso, ritmo ou duração definida para os praticantes, como também não há um equipamento especial, somente o essencial como botas de caminhada, roupas leves ou agasalho para frio, lanterna, pilha, bússola, barraca, saco de dormir e kit de primeiros socorros.

Fotos da caminhada  feita  na serra de Francisco Sá em 09 de fevereiro de 2014

Começo com estrada boa e pouca inclinação

DSCN1230

Francisco Sá visto do serra

Aqui inicio da subida

DSCN1231

Paisagem fantástica

DSCN1232

Rumo ao topo

DSCN1233

Explorando o local

DSCN1235

Em baixo a barragem do São Domingos

DSCN1244

Plantas exóticas

DSCN1245

Profundos grotões

DSCN1250

Emocionante olhar para baixo

DSCN1251

Vegetação do fundo dos grotões

DSCN1261

Quase em cima

DSCN1262

Recuperando as energias no topo da serra

DSCN1266

Trilha para a descida

DSCN1267

Trilha descendo

DSCN1271

Muitas pedras soltas na trilha

DSCN1284

Fim da descida

DSCN1234 DSCN1265 DSCN1274 DSCN1275 DSCN1285 DSCN1286 DSCN1293 DSCN1300

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Esportes. ligação permanente.

2 respostas a Eco-esportes : trekking ou caminhada rústica

  1. Nina diz:

    Maravilha de passeio

  2. Marcelo diz:

    Bacana o passeio a serra é muito bonita talvez um dia faça uma aventura dessa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s